segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dave Mustaine - "Eu disse algo que causou problemas e me desculpei!"


O líder do Megadeth, Dave Mustaine recentemente concedeu uma entrevista ao site Ultimate-Guitar.com e abaixo seguem alguns trechos da conversa.

Em uma conversa recente que eu tive com o James Lomenzo [baixista do MEGADETH] ele te descreveu como “perfeccionista”. Ele disse que todos os caras com quem já trabalhou — Zakk Wylde, Slash, e David Lee Roth — todos eram assim. Você concorda com essa declaração?

Mustaine: “Um perfeccionista? Eu sou do signo de Virgem então acho que as pessoas fazem afirmações generalizadas sobre os Virginianos. Embora eu realmente não goste de ouvir uma declaração generalizada, porque geralmente soa como superstição quando você ouve coisas assim. Então, sabe de uma coisa? Eu sou virginiano e sou perfeccionista.

Mas há outras situações que devem ser levadas em consideração quando você se tornar um líder. Seja um maestro, um líder de um grupo ou um líder escoteiro. Se você é uma pessoa que está em uma posição de autoridade, então você tem que assumir algumas outras tarefas. Como entender a psique humana e lidar com pessoas. Especialmente se eles são temperamentais e possuem um dom, mas não sabem como usufruir dele.

Ao longo dos anos tem sido um desafio ser uma pessoa que era apenas um guitarrista e agora tem de falar pelas entrelinhas nas músicas. No Metallica, este era o trabalho do James [Hetfield, vocalista] e, pra mim foi uma frustração não ter encontrado um vocalista para o MEGADETH porque eu não era um cantor. Toda minha experiência em cantar era baseada em fazer os backing vocals no Metallica e cantar na escola bíblica.”

O "The System Has Failed" foi na verdade gravado como um álbum solo do Dave Mustaine. Há diferença entre um trabalho solo do Dave Mustaine e um álbum do MEGADETH?

Mustaine: “Acho que a melhor forma de responder é dizer que eu gosto do ‘Risk’. Acho que o ‘Risk’ é um ótimo álbum. As pessoas não gostam dele pois dizem que está escrito ‘MEGADETH’ nele. Mas se estivesse escrito Dave Mustaine ele teria sido bem recebido. Mas acho que como foi lançado como um álbum do Megadeth os fãs esperavam por algo mais agressivo.

Aquele álbum deveria ter sido feito muito mais rápido do que foi e era pra ter sido muito mais pesado. Mas na época eu estava tentando manter a tranqüilidade na banda com o Marty Friedman, tanto quanto possível então eu realmente, realmente me virei do avesso para deixar esse cara confortável.

Depois do lançamento do ‘Risk’ eu fui até o Marty e falei que eu ouvi que muitas pessoas compraram o álbum e o atiraram pela janela no caminho da loja pra casa e tudo o mais. E que há muitas outras pessoas que gostaram pois ele é diferente. Então é daquela forma que um álbum do Dave Mustaine deveria soar. Se não soasse como o Megadeth, ele provavelmente soaria na linha entre o ‘Risk’ e o ‘Endgame’.

Você não só teve uma experiência positiva com o "Endgame" mas também soa como se você tivesse chegado a um ponto onde você não precisa mais se esconder atrás da cortina. Que você está disposto a dar a cara a tapa pela música que você faz e lidar com a forma como as pessoas vão reagir a ela.

Mustaine: “A questão é que eu cresci muito e sempre terá quem fale merda sobre mim, não importa o que eu faça. Se é bom, ruim ou indiferente, e está tudo bem, eles têm esse direito.

Eu tenho o mesmo direito de dizer o que eu quiser nos meus álbuns assim como eles dizem o que querem. O chato é que às vezes as pessoas dizem coisas que não são legais. Não é nada sobre mim como músico, eles fazem declarações pessoais sobre mim, sendo que eles não me conhecem como pessoa.

Eu tenho feito um monte de coisas. Quando eu comecei na banda, antes eu estava no Metallica, e o metal estava apenas começando a atingir os Estados Unidos na forma da New Wave of British Heavy Metal.

Meu trabalho com o que eu fiz no METALLICA; o que eu fiz com os meus amigos no ANTHRAX; o que eu fiz no Slayer e Kerry King; possuem uma grande conexão.

Como os Sete Graus de Kevin Bacon. Pensando nisso: nós quatro, os ‘big four’ [METALLICA, SLAYER, Megadeth e ANTHRAX], uma coisa que temos em comum é que amamos esta música.”

Tendo dito tudo isso, não parece haver atritos entre você e os caras do SLAYER, Metallica, nem mesmo com os ex-membros de sua própria banda.

Mustaine: “Eu me envolvi com todos esse caras, saíamos juntos, fui amigo deles e tudo o mais. E ainda é assim. Apesar de eu realmente não conversar com os caras da minha última banda [METALLICA], eu ainda os respeito. E eu disse isso, quando eles foram nomeados ao Hall of Fame; Achei que foi bom pra eles.

Meu relacionamento com o Anthrax é ótimo. Tanto é que eu ainda tenho contato com alguns dos seus ex-membros. O Danny Spitz é um dos meus melhores amigos, e apesar do Joey [Belladonna] ser um pouco difícil de entender, ainda somos amigos.”

Atualmente vocês estão excursionando com o Slayer na turnê "Canadian Carnage".

Mustaine: “Sim, acabamos de renovar a nossa relação de trabalho e esperamos que continue a estabelecer algum fundamento para que possamos restabelecer a nossa amizade. E acho que algo ótimo aconteceu lá. A propósito, queria desejarsorte para o Tom [Araya] em sua cirurgia. Os leitores devem enviar suas estimas de melhoras e orações, isso se eles não acharem que vão torrar em chamas orando por Tom. Tivemos há 19 anos um incidente que aconteceu e que causou mágoa entre as bandas e não nos aproximamos durante um tempo. Mas isso é passado. E não ficou somente no passado como agora também chegou a um ponto onde Dave [Lombardo] e Kerry estavam no meu camarim e passamos um tempo juntos, foi ótimo.

Eu levei o Kerry para fora e disse ‘Posso perguntar o que é que te deixa tão puto?’ pois eu não me lembro. Ele estava pronto para me responder e alguns caras apareceram e falaram ‘Cara, o 'Endgame' é ótimo.’ E eu não queria parecer desrespeitoso e disse ‘Sim, eu sei’ então eu disse ‘Sim, obrigado, eu agradeço.’ E depois apareceu um outro cara e eu falei ‘Kerry, vamos voltar lá pra dentro.’ então entramos e esse foi o fim da conversa.”

Então o Kerry nunca te contou o que aconteceu?

Mustaine: “Não, voltamos para dentro e fomos dar atenção às outras pessoas. Mas eu encaro dessa forma: Quando eu fui conversar com eles no começo da turnê, acho que eles estavam um pouco relutantes devido ao meu passado. Mas eu tive uma profunda mudança psíquica na minha vida.

Eu recentemente vi uma declaração que o Slayer fez na qual mencionaram uma coisa positiva sobre a gente e nós pensamos ‘Ow, está dando certo; estamos nos tornando amigos novamente.’
E o meu empresário falou que o Kerry queria me ligar e eu pensei, ‘Isto é tão impressionante.’

Assumo, eu sou um cristão e eles podem não ser, mas estou tentando viver minha vida de uma forma diferente. E eu sou o único que disse algo que causou problemas e por isso me desculpei. Então, talvez algum dia estes caras confiem em mim novamente e eu sinto que agora nós estamos sendo capazes de nos tornarmos amigos de novo. Eu penso: ‘Eu quero passar mais 19 anos desta forma?’

0 comentários: